segunda-feira, 25 de abril de 2011

Mineral e tecnológico: Designer cria novas silhuetas e volumes com roupas em 3D

Foto Divulgação

À margem das referências de estação e de olho em possibilidades de repensar a roupa, vários criadores dedicam-se a explorar as relações entre vestuário e tecnologias, configurando um nicho curioso voltado à experimentação. O não-alinhamento com as tendências da hora não impede que as formas sugestivas obtidas por eles estabeleçam conexões com as estéticas atuais. Muito menos com as do futuro, em vista da grande liberdade na hora da pesquisa e da criação.


Living Clothes, ou Roupas Vivas, é um projeto da designer Alice Ziccheddu que lida, em termos estritamente da forma, com a silhueta. Ela dominou uma técnica que permite que o desenho do corpo vestido se modifique de infinitas maneiras, por um processo de reação dos tecidos quando expostos à luz.

O ponto de partida é o mundo mineral, com os desdobramentos de planos e camadas dando origem a volumes que brotam como pop ups. Alice planeja esses volumes em um software de 3D, para chegar a esse híbrido de tecnologia e formas do mundo natural.

O resultado tem bastante impacto visual e nem se afasta do usável tanto assim. Além disso, dobraduras e volumes angulados e geométricos fazem parte do repertório da moda atual. Modificar a silhueta também. Portanto...
Saiba mais sobre gestão do design em mobiliário, calçados e artefatos de couro e moda no Portal Senai Design.

Nenhum comentário:

Postar um comentário