quarta-feira, 27 de abril de 2011

Mel certificado: Senai audita empresas do Piauí que miram o mercado externo

O Centro de Tecnologia em Alimentos (CTA) do Senai do Piauí realizou auditoria do Sistema Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) em dois entrepostos de mel e em 30 unidades de extração de produtos das abelhas. A iniciativa, que faz parte do Programa Alimentos Seguros (PAS), ocorreu sete meses após o final da implantação do sistema para medir o rastreamento durante a safra de mel.

Produtos saudáveis encontram mercados na Europa e podem conquistar novos países - Foto Senai-PI
Produtos saudáveis encontram mercados na Europa e podem conquistar novos países - Foto Senai-PI

As unidades auditadas são vinculadas à Central de Cooperativas Apícolas do Semi-árido Brasileiro (Casa Apis), localizada na cidade de Picos, no sul do Piauí, e à Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício (Comapi), em Simplício Mendes, na mesma região. De acordo com o coordenador do Comitê Gestor Estadual do PAS, Paulo Sérgio Pires, as empresas receberam apoio também do Sebrae-PI, por meio de consultoria técnica e tecnológica.

Segundo Pires, o trabalho proporcionou o rastreamento do mel a granel para exportação, desde os apiários, passando pelas unidades de extração de produtos das abelhas até os entrepostos. “Possibilitamos um produto final com segurança e inocuidade, principalmente atendendo às exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do mercado internacional. Conforme o coordenador, os entrepostos Casa Apis e Comapi, que agora estão sendo avaliados pelo Ministério da Agricultura, também poderão exportar para outros países.


Nenhum comentário:

Postar um comentário