segunda-feira, 21 de março de 2011

Senai-SC dá dicas aos interessados em marcenaria

No sábado (19/2) foi comemorado o Dia do Marceneiro, profissão de destaque principalmente em Santa Catarina em função do número de pequenas, médias e grandes empresas existentes no estado. Esses profissionais, que no passado realizavam trabalhos de maneira quase artesanal e aprendiam as técnicas com parentes e amigos, lidar hoje com modernas tecnologias.

Segundo o coordenador dos cursos da área de mobiliário do Senai de São Bento do Sul, Adriano Rank, são diversas as oportunidades de trabalho na área. "Regularmente recebemos empresas solicitando pessoas para trabalhar, e percebemos que há uma procura tanto por profissionais especializados em áreas específicas, como programação CNC e operação de máquinas, quanto em funções que exigem conhecimento mais abrangente, como prototipagem e marceneiro."

Esses empregos podem estar em diversas fábricas existentes em Santa Catarina ou em empresas menores, que fabricam móveis sob medida. Segundo Rank, o perfil profissional de um profissional da área de móveis deve incluir domínio de desenho técnico e conhecimento sobre máquinas, materiais e equipamentos, além de saber usar softwares de desenho assistido por computador (CAD) e noções de design. Mas as competências e habilidades desejadas podem variar, de acordo com a função nas empresas. Rank também destaca a demanda das empresas, mesmo de pequeno porte, por operadores de máquinas que usem comando numérico computadorizado (CNC).

Quem se interessa pela parte de projetos encontra no Senai de São Bento do Sul os cursos de aprendizagem em Prototipista de Móveis, profissional preparado em um ano para a área de produção, e o técnico em móveis, com dois anos de duração. Ainda na lista aprendizagem em desenhista industrial de móveis e o técnico em design de móveis.

A unidade também ministra cursos de qualificação e aperfeiçoamento, formações mais rápidas e específicas, e os sob demanda, para atender às necessidades de empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário