quinta-feira, 24 de março de 2011

Senai-AL mostra na TV como reduzir consumo de água sem abrir mão da praticidade

No Dia Mundial da Água (22/3) o Senai de Alagoas mostrou à população em link ao vivo durante o AL TV - 1ª Edição, na TV Gazeta, afiliada da Rede Globo, diretamente do Centro de Formação Profissional de Maceió, tecnologias que vêm sendo adotadas na redução de consumo.

Senai-AL
No laboratório onde ocorrem as aulas práticas do curso de encanador, o instrutor Thalles Belo (foto), líder da área de construção civil, explicou ao repórter Renato Ferraz que o banheiro é o cômodo da casa responsável por 70% do consumo de água.

Entre as tecnologias existentes para diminuir essa estatística, Belo mostrou a caixa de descarga com dois botões: um para o descarte de líquidos, com três litros de água, e outro para sólidos, com seis litros. “Normalmente, são usados cerca de 12 litros nesse processo. Com esse processo, a economia pode chegar a 70%."


Outras eficientes ferramentas no combate ao desperdício são as torneiras eletrônicas e mecânicas. “Em ambientes como aeroportos e shoppings muita gente não fecha as torneiras, por isso elas são fundamentais”, assegurou Belo. Já a “ecocaixa” deixa o vaso limpinho com apenas três litros de água.

São medidas que ajudam a preservar o meio ambiente e fazem parte dos ensinamentos que o Senai-AL transmite aos alunos com o tema Educação Ambiental nos módulos dos seus cursos. “A gente passa algo além da visão econômica, que é a necessidade de preservar a natureza, os mananciais”, acrescentou o diretor das Unidades Operacionais do Senai-AL, Marcelo Carvalho.

Carvalho destacou a iniciativa adotada pelo Senai Nacional, que vai distribuir no segundo semestre redutores de vazão entre os alunos da organização em todo o Brasil. Trata-se de uma pequena peça de plástico que, instalada entre a torneira e o cano, reduz o fluxo de água, proporcionando economia. A peça será produzida no Núcleo de Tecnologia do Plástico do Senai-AL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário