segunda-feira, 7 de março de 2011

Empresa produz placas recicladas de objetos que vão de CDs a notas de dinheiro

Desde 1994, a inglesa Smile Plastics produz placas de plástico reciclados, inicialmente com uma produção de painéis derivados de reciclagem de garrafas. Com o tempo, a empresa começou a reciclar outros tipos de plásticos, como CDs e notas de dinheiro, que são enviados ao descarte de resíduos de papel, embalagens para alimentos, carenagens de celulares e botas de borracha. A característica dos produtos é diferenciar o tipo de material de origem de modo a ter materiais homogêneos, valorizando-os também sob o aspecto estético.
 
O plástico empregado não deriva somente de material descartado, mas de resíduos industriais e internos da própria empresa. As aplicações são no campo do design de interiores e do mobiliário, além do campo das exposições, do planejamento dos negócios e locais. Smile Plastics fornece placas de dimensões padrão de 2.000 x 1.000 mm com espessuras que variam de 3mm até 25mm de acordo com o tipo de material utilizado. A empresa não usa, em geral, outras substâncias além de materiais de recuperação e a parte dos corantes para variar e personalizar as tintas dos painéis.

Pode-se trabalhar as placas com instrumentos convencionais usados para o trabalho dos painéis de madeira, levando em conta o atrito e o calor. É possível de fato cortá-los, dobrá-los e perfurá-los e, para alguns materiais, como o HDPE, trabalhá-los por moagem. Além de espessuras até 6mm, as placas são termoformáveis. A empresa ainda cria placas personalizáveis por cores, dimensões e materiais utilizados; rendendo o produto único no seu gênero.
Fonte: www.senai.br/design

Design moda e mobiliário – O Senai Moda e Design promoverá em 16 de março, a partir das 9h, mais um evento de design, na sede do Sistema Firjan, na capital do Reio de Janeiro. Pela manhã, serão lançados os cadernos Perfil Moda – Inspirações e Tendências Verão 2011/12, publicação semestral dirigida aos diversos setores da moda; e Desejos & Rupturas, publicação anual direcionada ao setor moveleiro.

Os cadernos são elaborados pelo Programa Senai de Gestão do Design, coordenado pela área de tecnologia e inovação do Senai Nacional com a participação de especialistas de 15 regionais da organização. Eles visitam as mais importantes feiras internacionais do setor, pesquisando matérias-primas, beneficiamentos e lançamentos alinhados às possibilidades da nossa indústria.

Para quem trabalha com moda e mobiliário, as palestras de lançamento das publicações apresentarão referências que servirão como ponto de partida para o desenvolvimento de produtos únicos e competitivos.
Clique aqui para conferir toda a programação do evento.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário