quinta-feira, 31 de março de 2011

Aulas na madrugada: é o Corujão

O Senai do Rio de Janeiro promove até 3 de maio o curso gratuito de Solda (TIG 6G) para 14 moradores no Morro da Providência, na capital fluminense. Mais conhecido como Corujão, o curso faz parte do Sesi Cidadania, programa que leva ações contínuas de Educação, saúde, esporte, lazer, cultura e qualidade de vida às comunidades beneficiadas pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

As aulas são ministradas de madrugada, da meia-noite às 4h da manhã, no Centro de Tecnologia Solda. De acordo com o gerente da unidade, Mauricio Ogawa, o programa facilita a qualificação de pessoas que trabalham. “O curso foi planejado de acordo com o mercado, para suprir a demanda por profissionais qualificados, facilitar a busca por emprego e dar a oportunidade de ascensão social aos moradores da Providência”.

Elias de Almeida, de 38 anos, há um trabalha com uma barraca de sanduíches na comunidade, mas diz que, apesar da renda ser suficiente para suprir as necessidades, não possibilita a realização de alguns sonhos. “O que ganho não dá pra comprar coisas melhores. Tenho certeza que esse curso vai me proporcionar muita coisa que não tive antes. As empresas reconhecem a qualificação do Senai."

Ele diz que escolheu o curso de acordo com aquilo que o mercado de trabalho precisa e também dentro daquilo que gosta de fazer. “O mercado está carente de pessoal na área de solda e sempre quis fazer esse curso e não tinha condição."

O aluno Elias explica que consegue conciliar o trabalho com o estudo e descanso. Nas aulas, ele conta com tecnologia de última geração, que proporciona dinamismo e facilidade na aprendizagem, como o simulador de solda e até uma lousa digital, tela de computador com recursos multimídia. Elias poderá atuar em um mercado em expansão, com diversas vagas em áreas como a construção civil, petróleo e naval.

Ogawa explica que pesquisa realizada pelo Sistema Firjan entre os egressos após um ano de conclusão de cursos revelou que 75% deles estão inseridos no mercado de trabalho. A aceitação do curso foi grande e outras duas turmas já estão formadas.
Clique aqui para assistir a reportagem Trabalhadores aproveitam a madrugada para fazer curso de qualificação no Rio, no Jornal Nacional.

Um comentário: