quarta-feira, 23 de março de 2011

Algodão cru: Moda de Mato Grosso é destaque na África

O talento da moda mato-grossense está presente no Praia Fashion Week, que ocorre nesta semana (21 a 27/3), na capital de Cabo Verde, na África. Estão apresentando suas coleções estilistas e criadores de moda de diversos países, como Portugal e Espanha.

Mato Grosso representa o Brasil, apresentando roupas e acessórios produzidos a base de algodão cru, um negócio sustentável da empresa Alfa. Trata-se de um estilo conceitual que alia inovação, beleza e leveza. Moda que revela a cultura produtiva do estado e valoriza as possibilidades de crescimento com base no respeito ao meio ambiente e na geração de renda.

O interesse internacional por produtos mato-grossenses começou ano passado, depois que a Alfa, com o apoio do Núcleo de Moda e Design do Senai-MT e do Sebrae, se destacou em uma feira de exposições em Cabo Verde. Segundo o proprietária da empresa, Claudia Fagotti, o empreendedorismo e a busca de interação com outros mercados é um propulsor que pode levar a conquistas de espaços como este.

“A indústria do vestuário é muito ampla e exige que o empresário haja com criatividade e visão. Participar de missões internacionais, como as organizadas pelo Sistema Fiemt e pelo Sebrae, e agir com empenho no desenvolvimento de boas ideias ajuda a aplicar capital com foco e ter sucesso”, explica Claudia.

Durante toda semana, o Praia Fashion Week será palco de dez desfiles, além de cursos de passarela, de maquiagem e de modelo fotográfico. A programação inclui uma série de debates e seminários sobre produtos e inovações.

Cláudia Fagotti, que faz parte da diretoria do Sistema Fiemt e do Sindicato das Indústrias do Vestuário do estado, também vai ministrar palestra sobre a experiência de sucesso no uso do algodão cru como matéria-prima na confecção de roupas e a possibilidade de aliar harmonicamente sustentabilidade e moda.

No estado, como em todo o país, o empresário do ramo têxtil e de confecção que busca o desenvolvimento operacional alinhado a novas tecnologias em desenhos e softwares conta com o Programa Senai de Gestão do Design como instrumento para aumentar a competitividade. Exemplo é o núcleo do Senai-MT, que realiza pesquisas de coleção, assessoria em design, participa da elaboração de cadernos de tendências.
Saiba mais: 65 3612-1735/1703.

Nenhum comentário:

Postar um comentário