quinta-feira, 10 de março de 2011

Alagoas ganha nova turma de técnicos em alimentos

Falta pouco para a indústria alagoana de alimentos ganhar profissionais com perfil diferenciado, que terão o domínio prático e teórico das técnicas mais modernas na área. Essa turma estará de diploma do Senai-AL nas mãos em novembro deste ano, é a primeira do curso Técnico em Alimentos.

Segundo o docente Marcos Peixoto, que ministra um dos módulos do curso, a Unidade de Tecnologia e Produção de Alimentos do Senai do Poço, em Maceió, está qualificando técnicos para trabalhar diretamente na indústria, que agregarão, além dos conhecimentos, perfil de liderança às unidades produtivas.

Iniciada em agosto passado, a turma conta com 18 alunos, sendo três pessoas com necessidades educacionais especiais. Também tem entre eles alunos que já trabalharam na área de alimentos e buscam maior qualificação para atender às exigências do mercado de trabalho. É o caso de Bruno Lourenço, de 24 anos. “Quem domina as tecnologias ganha na produção e evita desperdícios”, explica Lourenço. 

As disciplinas contribuem na formação de profissionais cujas competências extrapolam a manipulação de alimentos. Matemática básica e aplicada, informática, gestão de pessoas, administração industrial, programação e controle da produção são temas que se somam a assuntos como tecnologia dos alimentos, nutrição e dietética, entre outros.

Ao final do curso, o novo técnico será capaz de conhecer o processo produtivo, as funções nutricionais dos alimentos e a qualidade de ingredientes e embalagens, aplicar normas de segurança no trabalho e identificar o fluxo de produção, entre outras habilidades que representarão ganhos de qualidade e produtividade para a indústria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário